Está com dificuldades para ter um crescimento constante de seguidores em seu perfil? Criar posts virais no Instagram pode ser a estratégia ideal para você aumentar sua visibilidade no aplicativo.
De fato, toda empresa ou profissional posicionado na rede social quer que suas publicações tenham um bom desempenho. Ou seja, receba um bom número de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Entretanto, trabalhar para que seus posts viralizem na rede social é diferente. O processo criativo segue um outro estilo para alcançar um público muito maior do que o habitual.
Ou seja, criar posts virais no Instagram requer um planejamento ainda mais elaborado em comparação a publicação de conteúdos comuns. Em compensação, o retorno vale mais a pena.
Mas, calma. Não é preciso quebrar a cabeça para colocar o efeito viral em suas postagens. Logo abaixo, listamos as 7 melhores práticas para espalhar a proposta da sua marca em toda parte no Instagram.
6 dicas para criar posts virais no Instagram e bombar seu perfil
1. Conheça bem o público
Antes de mais nada, conheça bem o público da marca. É absolutamente impossível engajar o público no perfil com uma comunicação “para todos”. Ser específico é o único caminho que funciona para criar uma relação de confiança entre vocês.
Desse modo, faça uma ampla pesquisa para compreender as características, necessidades e preferências da audiência. No processo, use o Instagram Insights, ferramentas de terceiros e benchmarking, por exemplo.
Seja como for, tenha um bom background para personalizar com precisão seus conteúdos. É o primeiro passo para viralizá-los na rede social e ganhar inúmeros seguidores brasileiros.
2. Crie conteúdos persuasivos
Durante o planejamento dos posts virais no Instagram, a persuasão deve ser o principal foco. Cada publicação da marca na rede social tem que influenciar o comportamento de visitantes e seguidores. Ainda que em menor grau.
Após consumir algum conteúdo, o usuário precisa se sentir motivado o bastante para deixar um like ou comentário, por exemplo. Assim como, compartilhar o post com amigos (a) ou acessar o link na bio.
Neste contexto, técnicas de copywriting são de grande ajuda. Elas impactam emocionalmente o público de diferentes formas para direcioná-los a uma ação imediata. Entre as principais, estão:
- estruturas de texto;
- gatilhos mentais;
- orações curtas;
- voz ativa;
- CTAs.
3. Use o storytelling
Além das técnicas de copywriting, o storytelling é bastante eficiente para criar conexões emocionais com o público. Especialmente, porque as histórias são capazes de envolver profundamente visitantes e seguidores do perfil.
Assim que começa a ouvir a narrativa, o público presta atenção total no que está sendo dito. Até porque, o conflito e o desfecho são desenvolvidos com semelhanças à realidade atual da audiência.
Isso gera identificação com a experiência vivenciada pelos protagonistas. Desde o primeiro momento da história. Com isso, a mensagem da marca se torna muito mais impactante.
4. Aproveite memes
Estamos na era dos memes. Todos os dias, milhares de publicações humorísticas aparecem em vários formatos do Instagram. Elas trazem eventos atuais e passados de um jeito bem divertido.
Parece que não, mas memes podem ser bem importantes para estratégia viral da marca na rede social. Uma vez que, conteúdos engraçados se espalham rapidamente entre os usuários.
Para aproveitar os memes, porém, tenha cuidado. É preciso encontrar um equilíbrio entre humor e valor nos conteúdos descontraídos. Ou seja, o post precisa agregar algo mesmo tendo um teor humorístico.
A propósito, é interessante formar piadas internas com sua comunidade ao longo do tempo. Posteriormente, você pode usá-las nas publicações voltadas ao aumento de visibilidade do perfil dentro da página, nas comunidades, em grupos do Instagram e demais pontos de contato com sua audiência.
5. Crie timing posts
Volta e meia surge alguma polêmica, novidade ou inovação na internet, não é? Pois bem, o que está em alta pode ser a oportunidade perfeita para você viralizar seus conteúdos e perfil na rede social.
É possível surfar na onda ao criar timing posts, isto é, conteúdos relacionados com o assunto do momento adaptados aos seguidores da marca. Eles costumam ter uma performance bem acima das demais postagens.
6. Faça Reels criativos
Cá entre nós, você já ficou um bom tempo rolando a tela do smartphone no Reels. É viciante, concorda? Não é por acaso. O Instagram investe pesado na funcionalidade para reter o público na rede social.
Tanto que, o Reels é o formato de conteúdo que tem o maior alcance entre as opções disponíveis (Feed e Stories). Inclusive, o efeito viral está presente nos vídeos curtos.
Se tiver um bom desempenho, há grandes chances de um Reel obter milhares e milhares de visualizações. Então, para criar posts virais no Instagram, faça Reels criativos. Comprar visualizações para seus Reels pode acelerar esse processo, elevando seu conteúdo a um patamar que naturalmente atrai mais espectadores. Isso não apenas aumenta o potencial de seus vídeos se tornarem virais, mas também ajuda a estabelecer uma presença mais forte na plataforma, já que o algoritmo do Instagram tende a favorecer conteúdos com alto engajamento inicial.
Então, para criar posts virais no Instagram, faça Reels criativos. Faça roteiros dinâmicos, monte edições fora da caixa e adicione músicas em alta, por exemplo. De qualquer maneira, extraia o máximo possível do potencial do Reels para crescer seu perfil, e considere a compra de visualizações como um impulso inicial para maximizar sua visibilidade.
Conclusão
De fato, criar posts virais no Instagram é uma excelente estratégia para aumentar sua visibilidade na rede social. Se for bem feita, não vai demorar até que você esteja em um lugar de destaque.
Quando viralizam, as publicações multiplicam o tamanho da base de seguidores da marca. Além de gerar um engajamento real na sua conta. Ou seja, você atrai pessoas dispostas a fazer negócios com você.
Portanto, vale a pena seguir um processo criativo mais intenso na plataforma. Ainda que seja bem mais trabalhoso obtê-lo, o efeito viral encurta o caminho para o sucesso no Insta.