Após 28 anos curvado, ‘homem dobrado’ finalmente consegue ficar em pé e desabafa: ‘Agora posso andar’

O homem ficou conhecido por causa da doença rara que fez com que ficasse curvado por anos.

PUBLICIDADE

Li Hua, o chinês que ficou conhecido mundialmente como ‘homem dobrado’, finalmente está conseguindo retomar o controle de sua vida. Ele passou por um procedimento cirúrgico e um longo processo de reabilitação. Ele sofre com uma enfermidade autoimune conhecida como espondilite anquilosante.

A doença acabou fazendo com que o chinês perdesse a autonomia ao longo do tempo. Ele começou a apresentar sintomas da condição rara quando tinha apenas 19 anos. Antes de ser submetido ao procedimento cirúrgico, Li não conseguia sequer ficar em pé, comer ou andar de maneira adequada.

Procedimentos cirúrgicos

No ano de 2020, aos 46 anos, o homem passou por quatro procedimentos cirúrgicos para quebrar e reconstruir os ossos. O chinês continua em fase de reabilitação, mas já está celebrando os grandes progressos que conquistou nos últimos tempos. Durante uma entrevista concedida ao South China Morning Post, ele revelou que conseguiu dormir de costas depois de 20 anos. O chinês somente conseguia dormir sentado.

“Agora posso andar devagar com o andador, ir até a pia, escovar os dentes e lavar o rosto. Posso segurar uma tigela e comer como qualquer outra pessoa, sentado à mesa”, desabafou o chines.

O que é espondilite anquilosante?

A condição é considerada rara pela medicina, sendo uma doença que pode provocar a fusão dos ossos. O problema faz com que a coluna acabe se curvando para frente. Além disso, a enfermidade causa dores devido à rigidez gerada no corpo. Profissionais da área não sabem a causa da condição, porém acreditam que pode estar associada a uma variação genética.

Não existe cura para a espondilite anquilosante. No geral, o tratamento da doença envolve exercícios que auxiliam na redução da dor e rigidez. O paciente também pode fazer uso de anti-inflamatórios e analgésicos quando necessário. O procedimento cirúrgico pode ser indicado em casos raros em que existem curvaturas graves ou danos significativos nas articulações.

Herói

Para o chinês, o médico que fez a cirurgia se tornou um verdadeiro herói em sua vida. O responsável pelo procedimento foi o Doutor Tão Hurien. O profissional chegou a comparar as dificuldades das operações com a tarefa de escalar o Monte Everest.