Reviravolta na vida do ‘homem dobrado’: ele passou mais de 25 anos curvado por causa da coluna

Ele finalmente conseguiu ficar ereto, mas passou por uma complexa cirurgia e está se reabilitando ainda.

PUBLICIDADE

Li Hua ficou conhecido como o ‘Homem Dobrado’, por causa de sua coluna. Ele conviveu por mais de 25 anos com uma doença autoimune, a espondilite anquilosante, mas após ser submetido a uma cirurgia, a vida do chinês mudou radicalmente.

Quando o homem tinha 19 anos começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Em pouco tempo ele já não conseguia andar direito e tinha dificuldade para comer e até fazer tarefas simples no dia a dia.

O procedimento cirúrgico foi realizado na China, no Hospital Geral da Universidade de Shenzhen. Li Hua está se recuperando, mas já consegue se movimentar quase que normalmente.

Chinês está em processo de reabilitação

Em entrevista ao South China Morning Post, Li Hua revelou que tem feito vários exercícios de reabilitação. Ele já se encontra em casa, mas precisa retornar ao médico regularmente para novas avaliações e ver se está indo tudo bem.

Para se locomover, o chinês usa um andador e sempre se movimenta bem devagar. Mas ele já consegue ir ao banheiro, buscar água na cozinha, entre outras tarefas. “Posso segurar uma tigela e comer como qualquer outra pessoa, sentada à mesa”, comemorou.

Médico falou sobre a complexidade do procedimento cirúrgico

Na cirurgia, o chinês teve alguns ossos quebrados e reconstruídos e na época a cirurgia descreveu o procedimento como ‘escalar o Monte Everest’. O Dr. Tao Hurien explicou que o paciente hoje em dia tem 20 parafusos no pescoço e por isso não consegue movê-lo.

Em entrevista à Ergeng TV, o chinês contou que apesar das limitações que tem, está muito feliz porque consegue se locomover e até dormir deitado, algo que não fazia há décadas. Um detalhe que ele notou após a cirurgia foi em relação à aparência de sua mãe e Li completou: “Ela envelheceu enquanto cuidava de mim todos estes anos“.