Antes e Depois: como está o Rio Grande do Sul após a tragédia? G1 divulga triste imagem; CNU pode ser adiado

O Rio Grande do Sul vive uma tragédia sem precedentes, com deslizamentos de terra, alagamentos, mortes e desaparecimentos.

PUBLICIDADE

O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como ‘Enem dos Concursos’, poderá ser adiado e pegou muita gente de surpresa. O motivo já foi revelado: a tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pela comentarista Vera Magalhães, nesta sexta-feira, 3 de maio, após contato direto com uma fonte ligada ao governo. Ainda não há uma nova data definida para a realização das provas.

Vera Magalhães ainda revelou que a decisão de adiar a prova não foi unânime e dividiu os ministros, que chegaram a considerar questões técnicas, de risco de processo e também gastos extras. Inclusive, há a informação de que o adiamento poderá ocasionar em um prejuízo de 50 milhões de reais.

Adiamento do Concurso Nacional Unificado

Mesmo que diante de uma situação inesperada e complexa como a atual, não é simples a decisão sobre a prova. O edital não prevê adiamento e a regra vale também para casos de desastres naturais. Recentemente, havia a confirmação de que a prova estaria mantida, no entanto, houve uma mudança com o agravamento da tragédia.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tomou a decisão recentemente de decretar estado de calamidade pública devido à gravidade dos estragos ocasionados pelas chuvas. Os desastres estão sendo classificados como de nível 3, quando há danos e prejuízos elevados, além de perda de vidas.

Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu comunicado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma “orientação expressa” na noite de quarta-feira, 01 de maio, para que moradores do Vale do Taquari deixem áreas de risco. Todos deveram procurar por abrigos públicos para garantirem sua segurança e dos familiares, sendo a preservação da vida a prioridade no momento.