O helicóptero da TV Globo, que estava cobrindo as enchentes em Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (8), capturou uma imagem surpreendente: um cavalo se equilibrando no topo de um telhado. O animal estaria no local isolado há pelo menos 5 dias, devido às fortes chuvas que assolaram a região.
A Defesa Civil municipal planejava resgatá-lo ainda durante a tarde, conforme informado pela emissora, mas até aproximadamente às 16h, o resgate não havia sido efetuado, devido a uma tempestade que começou a cair na cidade durante a tarde.
Prefeito fala sobre resgate do cavalo
A imagem do cavalo lutando pela vida em cima do telhado, repercutiu nas redes sociais. Muitas pessoas ficaram comovidas com a situação do animal e levantaram uma tag no Twitter X, com a #SalvemOCavaloDeCanoas. “Pelo amor de Deus, alguém precisa pelo menos levar comida e água pro cavalo, 5 dias em pé na mesma posição, sem comer e tomar nada gente isso é desumano”, comentou uma pessoa.
Em uma entrevista à Globo News, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), afirmou que o resgate do cavalo exigirá a utilização de um helicóptero. Jairo afirmou que uma equipe estava sendo organizada para resgatar o animal.
🚨AGORA: Prefeito de Canoas, cidade onde há um cavalo ilhado em cima de um telhado de uma casa, diz que o animal ainda não foi resgatado e que estão preparando uma logística para resgatar o cavalo através de helicóptero. pic.twitter.com/kfQ7pl3rzo
— CHOQUEI (@choquei) May 8, 2024
Animais são resgatados em meio a enchente
Além do cavalo, a Brigada Militar em Porto Alegre está envolvida no resgate de outros animais. Apenas no primeiro dia da operação conduzida pelo batalhão de cavalaria, na última sexta-feira (3), 72 cães foram resgatados. Muitos desses animais foram abandonados ou separados de seus tutores.