Durante os últimos dias, o Brasil tem acompanhado uma das maiores catástrofes naturais já ocorridas no país: as enchentes no Rio Grande do Sul. Neste período, um drama envolvendo um cavalo preso em cima de um telhado durante uma inundação mobilizou as autoridades e as redes sociais.
De acordo com o Jornal O Globo, o animal, apelidado de “Caramelo”, foi avistado por um helicóptero da Globo na área inundada de Canoas, na manhã da última quarta-feira (8), porém, o animal já estaria no local há 4 dias.
Primeira-dama mobiliza esforços para resgate do cavalo
A imagem apavorante do cavalo sem saída e se equilibrando no telhado gerou uma onda de comoção que incluiu a primeira-dama Janja da Silva. Nesta quinta (9), Janja anunciou que o Comandante das Operações do Rio Grande do Sul estava coordenando os esforços para resgatar o animal.
“Equipe do @exercitooficial, com veterinários, decolou agora pouco para tentar fazer o resgate do Cavalo Caramelo. Ele superou a noite e ainda está no telhado“, disse a primeira-dama, que afirmou, ainda, que o animal já tem local apropriado para ser recebido após ser resgatado.
Equipe do @exercitooficial , com veterinários, decolou agora pouco para tentar fazer o resgate do Cavalo 🐎 Caramelo. Ele superou a noite e ainda está no telhado. Vamos acompanhando, pq muitas equipes estão mobilizadas nesse resgate. 🙏🏻 pic.twitter.com/v2BgH4WgMn
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 9, 2024
Felipe Neto segue acompanhando resgate
Felipe Neto organizou uma grande mobilização através de suas redes sociais para salvar o cavalo. Na manhã desta quinta-feira (9), ele estava buscando um helicóptero para içar o animal. Enquanto isso, muitos animais domésticos também estão desaparecidos devido à tragédia. Para ajudar, organizações de proteção animal estão unindo esforços para o resgate e contando com doações de medicamentos e ração para os bichos.