Desde a última quarta-feira (8), quando o helicóptero da TV Globo mostrou um cavalo ilhado em cima do telhado de uma casa, em Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, um grande movimento se iniciou nas redes sociais para chamar atenção das autoridades para resgatar o animal.
Por conta das enchentes no estado, o cavalo acabou ficando ilhado no local e procurou refúgio em cima do telhado, onde já estava há pelo menos 5 dias, sem alimentação. Na manhã desta quinta-feira (9), a luta do animal finalmente chegou ao fim, uma equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu resgatá-lo.
Equipe preparou o animal antes do resgate
O resgate do animal começou por volta das 10h da manhã. Inicialmente, uma equipe por terra se aproximou do animal para tentar acalmá-lo, dando alimentação. Logo depois, a equipe sedou o “Caramelo”, como ele tem sido chamado, e colocou no bote, e agora está sendo levado para um local seguro.
A #GloboNews transmite ao vivo o trabalho de resgate do cavalo "caramelo", que estava ilhado no telhado de uma casa na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.
➡ Acompanhe no #ConexãoGloboNews, com sinal aberto no @globoplay: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/LK9oqIwxSc
— GloboNews (@GloboNews) May 9, 2024
Por meio do Twitter X, a primeira dama, Janja Lula Silva, comentou sobre o resgate do cavalo e informou que ele será levado para um haras, onde será seu novo lar. “Equipe do @exercitooficial, com veterinários, decolou agora pouco para tentar fazer o resgate do Cavalo Caramelo. Ele superou a noite e ainda está no telhado… já temos um haras para onde ele vai”, disse.
Equipe municipal tentou resgatar o cavalo
Na quarta-feira, a Defesa Civil municipal havia se planejado para resgatar o cavalo. No entanto, devido a uma tempestade que começou a cair na cidade durante a tarde, ficou inviável que as equipes fossem até o local, que ainda permanece completamente alagado.