As fortes chuvas no Rio Grande do Sul provocaram uma grande catástrofe natural. Milhares de pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas após suas residências serem invadidas pela água, que atingiu mais de 85% dos municípios gaúchos.
Conforme a última atualização da Defesa Civil, o número de óbitos em decorrência da tragédia já chega a 107. Além disso, 137 cidadãos continuam desaparecidos. Várias equipes de busca e resgate estão divididas nos municípios para tentar achar sobreviventes e os corpos que ainda não forma encontrados e deslocar os ilhados.
Papa Francisco faz generosa doação às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul
Em meio à tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul, diversas personalidades, nacionais e internacionais, têm manifestado sua ajuda para as vítimas. O papa Francisco foi um dos responsáveis por colaborar com a causa, enviando um valor altíssimo para o estado.
O papa Francisco decidiu doar cerca de 100 mil euros (o que equivale a cerca de 556 mil reais) para ajudar as vítimas das enchentes. As informações foram confirmadas pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), dom Jaime Spengler.
Papa reza pelas vítimas da tragédia
O papa Francisco fez um discurso para uma multidão de fiéis na Praça de São Pedro no último domingo (05/05), e falou sobre o desastre do Rio Grande do Sul. Aos presentes, o religioso prometeu rezar pelas vítimas da tragédia, que já atingiu mais de 1,5 milhões de pessoas em 428 estados gaúchos.