Aumenta o número de falecidos no Rio Grande de Sul; cerca de uma centena de moradores ainda está desaparecida

Equipes de resgates continuam em busca de desaparecidos em todo o estado do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

Os dados referentes à tragédia que assolou o estado do Rio Grande do Sul nas últimas semanas indicam um aumento no número de vítimas feridas e fatais, bem como de desaparecidos. De acordo com a Defesa Civil, quase dois milhões de pessoas foram diretamente afetadas pelas chuvas em 435 municípios gaúchos.

Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de maio, os dados oficiais indicavam 113 mortos. Outras 146 pessoas seguem desaparecidas, ao passo que 756 estão com ferimentos. Dos quase dois milhões de gaúchos impactados pelas enchentes, cerca de 337 mil estão desalojados, dos quais 70 mil continuam em abrigos públicos.

Dados dos resgates

Os trabalhos de resgate da força-tarefa criada no Rio Grande do Sul resultaram em 70.863 pessoas resgatadas até a divulgação da última parcial. Além disso, 9.984 animais de variadas espécies, sobretudo domésticos, também foram salvos.

Cerca de 27 mil profissionais de diferentes áreas ajudam neste momento nos trabalhos de resgate e de acolhimento das vítimas. Um total de 3.466 viaturas, 340 embarcações e 41 aeronaves estiveram diretamente envolvidos nas atividades de salvamento.

Rio Grande do Sul tem previsão de tempestade

Enquanto uma enorme porção do estado permanece debaixo d’água, a previsão do tempo para o Rio Grande do Sul aponta para mais chuvas no avançar deste final de semana. Até o próximo domingo, dia 12 de maio, volumosas tempestades devem acontecer. As autoridades públicas advertem os moradores para os riscos decorrentes, incluindo novos e rápidos alagamentos, além de possíveis deslizamentos de terras. A área que concentra o maior risco está localizada na Serra Gaúcha.