Urgente: Defesa Civil manda evacuar cidades do RS imediatamente

Algumas regiões estão em estado de alerta devido à alteração dos ventos.

PUBLICIDADE

A situação do Rio Grande do Sul continua crítica. Milhares de famílias tiveram que deixar suas residências na última semana devido à enchente provocada pelas intensas chuvas que estão assolando o estado nos últimos dias.

Os moradores de várias cidades do Rio Grande do Sul foram realocados em abrigos após perderem suas casas e pertences. Mais de 85% dos municípios gaúcho estão sob alerta por conta dos temporais, que podem continuar por tempo ainda não previsto.

Defesa Civil pede evacuação imediata de cidades do Rio Grande do Sul devido a risco

A Defesa Civil pediu evacuação imediata de Pelotas, São Lourenço e Rio Grande. As cidades estão em situação de alerta máximo desde a última quarta-feira (08/05), quando os ventos apresentaram uma mudança significativa de direção.

O alerta é baseado na projeção de que o nível da Lagoa dos Patos deve chegar a 2,6 metros ainda nesta sexta-feira (10/05). Paula Mascarenhas, atual prefeita da cidade de Pelotas, declarou que a medição do nível da água não será mais divulgada, considerando que o nível poderá cair e provocar falsa impressão de baixa.

Defesa Civil contabiliza dezenas de mortes e desaparecimentos em decorrência da tragédia no RS

Até o encerramento desta notícia, a Defesa Civil havia contabilizado 116 óbitos em decorrência do mau tempo no Rio Grande do Sul. Além disso, 143 indivíduos continuam desaparecidos e 756 ficaram feridos. Mais de dois milhões de pessoas foram afetadas pela condição climática no estado.

Diversos estados têm se mobilizado para mandar ajuda aos moradores do Rio Grande do Sul. Celebridade, nacionais e internacionais também mandam apoio às vítimas da tragédia, que é a pior da história do estado.