Na segunda-feira (13), um funcionário do aeroporto em Jacarta, Indonésia, se envolveu em um grave acidente ao cair de uma aeronave depois que a escada de desembarque foi removida por outros dois trabalhadores.
Detalhes do Incidente
O funcionário, que estava prestando apoio à companhia aérea durante uma escala, foi gravado em vídeo enquanto revisava os últimos detalhes para o protocolo de embarque da TransNusa Airlines em um Airbus A320. Enquanto ele estava dentro da aeronave, dois trabalhadores no chão removeram a escada de desembarque.
Um consultor de aviação indiano compartilhou o vídeo nas redes sociais, mostrando o momento em que o coordenador de voo, aparentemente alheio à remoção da escada, deixou a aeronave e caiu de uma altura considerável. O incidente foi registrado por uma pessoa que estava próxima ao avião.
Shocking video received on WhatsApp –
Warning ⚠️ ⛔️ alarming visuals of a staffer falling of a plane #aviation #avgeek #plane #shocking
Incident occurred in Indonesia with Transnusa airlines & Jas Airport services @webflite @aviationbrk @AviationWeek @airlinerslive @airlivenet… pic.twitter.com/PtP3K8ZXdj— Sanjay Lazar (@sjlazars) May 15, 2024
Resposta da Companhia Aérea
Após a repercussão do incidente, a TransNusa Airlines emitiu um comunicado lamentando o ocorrido e informando que o funcionário envolvido foi encaminhado para o hospital, mas seu estado de saúde é bom. A empresa atribuiu o incidente à falta de comunicação entre as duas equipes e anunciou a implementação de medidas para reforçar a segurança.
“O incidente ocorreu devido à falta de comunicação entre o oficial coordenador de voo (FC) e o oficial da escada de embarque de passageiros (PBS) do PT JAS, fazendo com que o oficial do FC desconhecesse a posição do PBS ao sair da aeronave. A TransNusa e a PT JAS garantem que o agente envolvido no acidente recebeu tratamento médico e se encontra em boas condições”, disse em nota.
A TransNusa enfatizou que a segurança é sua principal prioridade em todas as operações de voo. Em resposta ao incidente, a companhia coordenou com a PT JAS Airport Services para fortalecer os procedimentos de segurança e adotar medidas preventivas mais rigorosas, visando evitar ocorrências semelhantes no futuro.