Ebrahim Raisi, presidente do Iran, morreu em um acidente de helicóptero neste último domingo, dia 20. Um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra Raisi dentro da aeronave, momentos antes da tragédia.
Nenhum dos ocupantes do helicóptero sobreviveu ao pouso forçado entre duas cidades, segundo informou a TV estatal iraniana IRINN. A aeronave tentou pousar entre Varzagan e Jolfa, no Azerbaijão Oriental, mas o impacto foi forte demais e todos vieram a óbito.
Além de Ebrahim Raisi, morreram o governador de Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati; o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem e o chanceler Hossein Amir-Abdollahian. As equipes de resgate tiveram muita dificuldade para chegar ao local do acidente, não só por causa do mau tempo, mas também devido ao relevo.
Neblina e chuva dificultaram o resgate
O helicóptero caiu em um local montanhoso e até os profissionais mais experientes tiveram dificuldade para chegarem lá. A neblina e a chuva insistente atrapalharam ainda mais o trabalho de resgate.
https://x.com/ActualidadRT/status/1792523163257237553
Ebrahim Raisi foi eleito em 2021 para cumprir um mandato de quatro anos e o que chamou a atenção nesta eleição foi a quantidade de abstenção de votos, que bateu recorde. Outro fato marcante foi o fato de que muitos adversários não puderam participar.
Líder supremo do Irã tentou acalmar a população
O aiatolá Ali Khamenei, que é líder supremo no Irã, pediu orações por todos que servem o país. “A nação não precisa ficar preocupada ou ansiosa, pois a administração do país não será afetada de forma alguma“, declarou.
Ebrahim Raisi visitou o presidente do Azerbaijão momentos antes da queda do helicóptero. Ele esteve na inauguração de uma barragem no rio Aras, localizada na fronteira dos dois países e seguiu para outros compromissos, quando perdeu a vida na queda do helicóptero.