Geleira do Juízo Final está derretendo e notícia deixa o mundo em alerta máximo

Um estudo recente mostrou que o processo de derretimento está mais rápido do que se imaginava.

PUBLICIDADE

Conhecida como Geleira do Juízo Final, a grande geleira Thwaites, que fica na Antártida, está derretendo bem mais rápido do que se esperava. Os cientistas estavam cientes de que isso aconteceria, mas não de forma tão acelerada como tem sido.

A água quente e salgada que passa por debaixo desta geleira ajuda no processo e vai deixando-a cada vez mais vulnerável. Glaciologistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizaram um estudo recente sobre o caso.

A equipe contou com a ajuda de especialistas da Universidade de Waterloo, no Canadá. O resultado do estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences e é um alerta para o mundo todo.

Nível do mar pode subir e atingir vários países

O derretimento da Geleira do Juízo Final resultaria no aumento de cerca de 65 centímetros do nível do mar. Isso causaria problemas a vários países, por isso os cientistas estão tão preocupados com a situação.

De acordo com o estudo publicado, os ventos vindos do oeste fizeram com que a água quente do oceano conseguisse atingir as cavidades da geleira. E esses ventos estariam sendo causados principalmente pelo aquecimento global.

Água salgada só congela a -2°C

Os cientistas explicaram ainda que a água salgada precisa ficar a uma temperatura bem mais baixa do que a água doce para congelar. Enquanto a água doce congela quando atinge os 0°C, isso só acontece com a água salgada quando a temperatura chega a -2°C.

Os estudiosos informaram ainda que a geleira está recuando cerca de 0,5 km anualmente. Vale lembrar que em 2019, a NASA realizou uma pesquisa onde descobriu uma caverna no centro desta geleira com mais de 300 metros de altura.