O Governo Federal liberou na última segunda-feira (27), o pagamento do Auxílio Reconstrução para vítimas das enchentes históricas no Rio Grande do Sul. O estado vem sofrendo com fortes chuvas desde o início de maio.
O benefício, no valor de 5,1 mil reais, será pago em parcela única via Pix, destinado às famílias diretamente afetadas pelas chuvas. A expectativa é que cerca de 240 mil pessoas sejam beneficiadas.
Quem tem direito ao Auxílio Reconstrução?
Para ser elegível ao auxílio, as famílias devem se cadastrar como desalojadas ou desabrigadas, e comprovar que residiam em áreas completamente inundadas ou danificadas.
O município onde o beneficiário mora, deve ter tido a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal até 15 de maio. A lista completa dos municípios elegíveis está disponível na página do Auxílio Reconstrução, no site do governo.
O cadastro das famílias é realizado pelas prefeituras, que precisam identificar o responsável familiar. É importante destacar que, o benefício é concedido por cada família, por exemplo, em uma família com quatro pessoas, apenas o responsável terá o direito ao valor. Pessoas que moram sozinhas também têm direito ao auxílio.
Pagamento será feito pela Caixa
Após o cadastro ser aprovado para receber o auxílio, os depósitos para os beneficiários serão feitos pela Caixa Econômica Federal. Os valores não precisarão ser declarados pelos beneficiários. O procedimento para o pagamento leva até dois dias. É possível acompanhar a situação por meio do app CAIXA TEM, e da página Auxílio Reconstrução.