A NSA – Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, está recomendando que todas as pessoas reiniciem seus celulares ao menos uma vez por semana. De acordo com a Agência, isto é para o próprio bem dos usuários.
Um guia da NSA traz várias dicas para garantir a segurança dos smartphones e alguns conselhos chamam a atenção. Um deles é esse, que diz para o celular ser reiniciado no mínimo semanalmente.
Neal Ziring, diretor técnico da NSA, deu uma entrevista à AP, agência de notícias, em 2021 e foi quando deu esse conselho. Agora a dica de segurança voltou a circular na internet e muitos estão fazendo isso.
Reiniciar o celular com frequência pode garantir a segurança do aparelho
“Como ataques modernos usam uma cadeia de duas, três ou mais vulnerabilidades, você pode ‘resetar’ o ataque e forçá-lo a começar de novo [ao resetar o telefone]”, explicou Neal na época. Especialistas concordam que esta é uma boa dica para atrapalhar os hackers.
A própria Samsung aconselha os usuários de seus aparelhos a reiniciá-los sempre que possível. Segundo a empresa, quando o celular é reiniciado, a chance dele vir a travar ou ficar lento é bem menor.
Usar Bluetooth, só quando for realmente necessário
O guia da NSA traz outras dicas de segurança, por exemplo, ativar o Bluetooth somente quando for usar. Também é importante nunca se conectar a redes wi-fi desconhecidas, pois hackers poderão roubar seus dados.
É importante manter o aparelho bloqueado com pelo menos seis dígitos, nunca optando por datas de nascimento, sendo necessário escolher números aleatórios. E quando for instalar algum aplicativo, baixe somente das lojas oficiais, pois assim, os riscos serão menores.