Sintomas de rim policístico, doença genética de Chrystian tratava antes do óbito

Cantor Chrystian tratava de doença genética e aguardava pelo transplante de rim.

PUBLICIDADE

O cantor Chrystian, que formou a famosa dupla sertaneja com Ralf, faleceu nesta última quarta-feira (19) aos 67 anos. O sertanejo estava internado no Hospital Samaritano, localizado na cidade de São Paulo, quando sua morte foi confirmada pela família e equipe.

O irmão de Ralf havia sido diagnosticado com rim policístico, uma doença genética que causa cistos nos rins. Em fevereiro deste ano, a equipe do artista comunicou que ele precisaria passar por um transplante de rim, e a doadora seria Key Vieira, a sua esposa. Entretanto, a cirurgia foi remarcada para o final de 2024, devido a outro procedimento médico.

O que é rim policístico, condição que Chrystian tinha

Segundo explicado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a síndrome renal policística é uma condição hereditária que resulta em cistos cheios de líquido nos rins, podendo comprometer a função renal.

De acordo com o Mayo Clinic, os sintomas mais comuns incluem pressão alta, dores nas costas ou laterais, sangue na urina, sensação de abdômen cheio, abdômen aumentado, dores de cabeça, presença de pedras nos rins, insuficiência renal e infecções no trato urinário. A presença desses sintomas e um histórico familiar da doença são sinais de alerta para procurar um médico especializado.

Não há tratamento para rim policístico

Atualmente, não há cura ou tratamento específico para a síndrome renal policística. Os pacientes recebem medicamentos para controlar a pressão arterial e aliviar a dor, além de passar por procedimentos para tratar os sintomas. Em alguns casos, a remoção dos cistos pode ser indicada. Se a função renal estiver gravemente comprometida, os pacientes podem necessitar de hemodiálise ou até de um transplante de rim.