O que é glaucoma? Doença enfrentada por Marrone não tem cura, pode reduzir visão e até mesmo causar cegueira

O cantor Marrone passou por uma cirurgia devido ao glaucoma e pode levar meses para recuperar a visão.

PUBLICIDADE

Recentemente, o cantor Marrone passou por uma cirurgia nos olhos após ser diagnosticado com glaucoma. Por conta disso, o artista precisou se afastar dos palcos e sua dupla, Bruno, terá que cumprir todos os compromissos de trabalho sozinho. No entanto, o que deixou os fãs intrigados foi o fato do sertanejo ter feito o procedimento cirúrgico com urgência.

O oftalmologista Gustavo Bonfadini, entrevistado pela revista Caras Brasil, falou sobre a condição de saúde de Marrone para tentar esclarecer algumas dúvidas do público. Segundo o médico, o glaucoma é um problema nos olhos que causa o aumento da pressão intraocular, podendo lesionar o nervo óptico e consequentemente causar a perda gradual da visão.

O glaucoma tem cura?

Gustavo afirmou que é uma condição que progride e que, quando não tratada, pode levar o indivíduo à cegueira, que é irreversível. O especialista afirmou que o glaucoma não tem cura e que o que se pode fazer é amenizar os sintomas da doença com o tratamento.

Quais são os tratamentos para o glaucoma? 

Segundo o médico, o tratamento visa reduzir a pressão intraocular que está elevada e, com isso, diminuir os danos causados no nervo óptico. Isso pode ser feito através de remédios, laser e até mesmo cirurgia, como foi o caso de Marrone.

Na entrevista, Gustavo revelou que a recuperação do procedimento cirúrgico pode variar de semanas a meses e vai depender de qual técnica foi utilizada. O médico explicou que inicialmente o paciente vai ficar com a visão muito embaçada e que isso vai melhorando gradualmente ao longo da recuperação.

Como detectar o glaucoma? 

O oftalmologista revelou que não há como prevenir o desenvolvimento do glaucoma. No entanto, disse que quando a detecção é feita no início, fica mais fácil tratar a doença. Para isso, é necessário fazer exames regulares e controlar doenças crônicas como hipertensão e diabetes.