Mau uso de lentes de contato deixa adolescente completamente cega, e agora ela busca um transplante no SUS

A jovem perdeu a visão de um dos olhos por maus hábitos relacionados à utilização de lentes de contato.

PUBLICIDADE

Uma estudante de 18 anos de idade teve vídeos viralizados nas redes sociais ao contar sobre o drama pessoal que viveu com a cegueira em um dos olhos. Lara Brandão Tironi perdeu completamente a capacidade de enxergar por um dos olhos em razão do mau uso de lentes de contato.

Nos relatos, a estudante admite que tinha hábitos ruins com suas lentes de contato. Os incidentes envolviam tomar banho e coçar os olhos usando as lentes, além de dormir sem retirar os objetos, comportamentos que são absolutamente condenados pela oftalmologia.

Jovem ficou cega por mau uso de lentes de contato

Lara foi diagnosticada com uma infecção no globo ocular conhecida como ceratite amebiana. O incidente acontece quando um protozoário que vive no solo ou na água consegue se instalar na estrutura ocular, avançando à córnea e provocando uma inflamação grave. A condição é favorecida por pessoas que se banham sem retirar as lentes de contato.

“Eu tinha o costume de ficar coçando o olho e isso me causou uma laceração na córnea. Eu também tomei banho usando as lentes. Como o protozoário que causa a ceratite está presente na água, ele infectou o meu olho”, explicou a jovem em um dos vídeos.

Estudante entrou na fila do SUS por transplante de córnea

Lara entrou na fila de transplantes à espera de um doador de córnea. No Brasil, a fila é gerida pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Depois do drama que viveu, a jovem teve os seus vídeos repercutidos de modo viral nas redes sociais em forma de alerta para que outras pessoas não façam o mesmo que ela.