Vídeo: bateria de litio explode em elevador e homem morre na hora; todo cuidado é pouco

Câmera de segurança registrou o momento em que porta do elevador se fecha e incêndio começa.

PUBLICIDADE

Um homem morreu na quarta-feira (24) na China devido à explosão de uma bateria de lítio dentro de um elevador. A vítima estava transportando a bateria, que era destinada ao uso em bicicletas elétricas, quando o equipamento explodiu, causando um incêndio.

Os moradores do prédio tentaram socorrer o homem, mas ele não resistiu aos ferimentos. Embora a causa exata da explosão não tenha sido divulgada, é comum que incidentes envolvendo baterias de lítio sejam relacionados a problemas como danos físicos, curto-circuito e super aquecimento.

Câmera registra tragédia em elevador

O momento da explosão foi registrado pela câmera de segurança do elevador, evidenciando a gravidade do incidente e reforçando a necessidade de precauções adicionais ao manusear baterias de lítio, especialmente em espaços confinados.

https://x.com/InformeRJO/status/1816241436804714988

As imagens mostram o homem entrando no elevador com a bateria na mão. Assim que a porta fecha, a bateria começa a pegar fogo e explode. Não houve possibilidade de o homem deixar o elevador quando o fogo começou. O caso repercute nas redes sociais e liga o alerta sobre o uso da bateria de litio.

Riscos da bateria de lítio

As baterias de lítio são comuns porque conseguem armazenar mais energia em um menor espaço. A bateria que incendiou e explodiu na China era usada em bicicleta elétrica, mas este tipo de bateria está presente em diversos itens eletrônicos, como notebooks, câmeras e celulares. Os incêndios causados por ela são difíceis de conter e as explosões oferecem grande risco.