Com grandes competições continentais de futebol decorrendo nesse momento – Copa América e Eurocopa – a questão sobre o nível de dificuldades entre ambas e a Copa do Mundo continuam preenchendo as manchetes. Sendo essa uma questão não só colocada a especialistas, comentaristas e até aos próprios jogadores, será que o Euro 2024 é mais exigente e difícil de ser conquistado do que uma Copa do Mundo, onde as melhores seleções do planeta estão competindo?
A realidade é que existem diferentes padrões que podem contribuir para uma mais justa comparação entre competições de seleções que acabam sendo bastante diferentes. Sabendo que a Eurocopa 2024 apresenta a maioria das seleções do top 20 da FIFA, a questão está mesmo na qualidade média que uma Eurocopa apresenta face aos adversários na fase de grupos. A realidade é que, em média, o ranking das seleções médias europeias está acima das mais fortes dos continentes africanos e asiáticos ou até mesmo da Oceania.
Nível de seleções é superior na Eurocopa, face à Copa do Mundo?
Sem dúvida alguma que esse é um dos argumentos mais vezes colocado em relação aos que defendem que a Eurocopa seria mais exigente. Por norma, as seleções qualificadas na Eurocopa estão no top 50 do ranking da FIFA. No entanto, esse nem sempre é o caso para seleções qualificadas para a Copa do Mundo, especialmente nas qualificações asiáticas e africanas.
Assim sendo, nesse argumento, a qualidade de futebol, investimento realizado, preparação e experiência dos jogadores europeus nos grandes palcos, poderá causar maior número de surpresas do que a Copa do Mundo. Ainda que eliminação de Portugal contra Marrocos (que também tinha eliminado Espanha) são prova que existem algumas exceções a essa “regra”.
Fator da distância é usado a favor da Copa do Mundo
É importante notar que na Eurocopa, como as seleções europeias jogam entre ambas com muito maior regularidade, o conhecimento entre todas é muito maior. Ou seja, será mais acessível conseguir se preparar para jogar contra Portugal, do que um Irã, por exemplo. Não porque a qualidade dos portugueses é inferior (bem pelo contrário), mas porque o nível de informação e de até qualidade de jogadores do Irã é muito mais escasso do que os craques de Portugal. Ora, tal faz com que esses adversários da Copa do Mundo sejam bastante desafiantes.
De realçar ainda que os preparativos para um grande jogo, no futebol desse século, acaba exigindo muito o estudo dos adversários. Com a distância para as seleções asiáticas, africanas e até algumas das sul-americanas, tudo isso faz com que a Copa do Mundo até seja lugar para algumas das maiores surpresas do mundo do futebol.
Diferentes zonas do Globo poderão ter impacto
Finalmente, mas não menos importante, enquanto as Eurocopas são realizadas sempre em território europeu, não existe dificuldade alguma no que toca ao tempo de adaptação dos gramados, fuso horário, adaptação ambiental e claro na questão dos hábitos alimentares. Está comprovado que tudo isso tem impacto direto na qualidade de futebol apresentada pelos jogadores europeus, funcionando como algo positivo no que toca ao alto nível que os jogos da Eurocopa costumam apresentar, tal como se percebe por essa mais recente Eurocopa 2024.
Assim sendo, a Copa do Mundo – que pode ser realizada em qualquer ponto do globo -, acaba exigindo muito mais a todos os jogadores. Bastará analisar como foi exigente para os europeus na África do Sul ou até no Oriente Médio. Com locais bastante distintos das características europeias, tal leva a que muitos ainda acreditem que a Copa do Mundo é mais exigente do que a Eurocopa, indo muito além do nível de jogo. Até porque a pressão será sempre maior em uma Copa do Mundo.