Bia Souza escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Em Paris, a judoca foi a primeira a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano. A judoca brilhou na categoria acima de 78 quilos do judô feminino, vencendo a israelense Raz Hershko na final e trazendo uma vitória emocionante para o país.
A final foi marcada por uma exibição de técnica, força e determinação por parte da judoca brasileira. No judô, a luta dura quatro minutos e cada segundo é fundamental para se conseguir um bom resultado. Em caso de empate, há uma espécie de prorrogação em que quem faz o primeiro ponto, vence.
Bia Souza fica muito emocionada
Beatriz Souza chorou ainda no tatame ao ser confirmada como grande vencedora. Depois, ainda incrédula e chorando muito, a atleta exclamou que era campeã olímpica (assista ao vídeo abaixo), momento este que deve ser eternizado na história do esporte.
Bia: "EU SOU CAMPEÃ OLÍMPICA!" VOCÊ É! SEMPRE SERÁ! VOCÊ É MARAVILHOSA, BIAAAAAAAAAAAAAA!! 🏅✨ #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/AH8F39u7lm
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 2, 2024
A conquista do ouro veio acompanhada de um prêmio de R$ 350 mil do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Bia Souza treina no Pinheiro, tradicional clube de São Paulo e responsável por lançar atletas de ponta para o esporte brasileiro e mundial.
Bia: "Deu certo, mãe! Pai, eu consegui!" MEU DEUS EU AMO MUITO A BIAAA 🥺🤏 #GlôNasOlimpíadas #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/6QdkpjC50e
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 2, 2024
Morte da avó
Bia Souza teve uma surpresa muito agradável após vencer a luta e conquistar a medalha de ouro. O repórter Marcelo Courrege, da Globo, a colocou em contato com os pais, por videochamada. Os familiares de Bia Souza ficaram em São Paulo. “Deu certo, mãe. Pai, eu consegui”, disse Bia Souza. “Foi pela vó”, disse a lutadora. A avó materna dela faleceu dois meses antes dos Jogos Olímpicos.