Neste sábado (03), Rebeca Andrade conquistou mais uma medalha nas Olimpíadas de Paris 2024. Ela ficou em segundo lugar na competição de saltos, perdendo a medalha de ouro para a sua principal adversária, Simone Biles. A atleta brasileira obteve uma nota de 14.966 e subiu ao pódio para receber a segunda medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Com isso, a ginasta se tornou a mulher com a maior quantidade de medalhas em Olimpíadas na história do Brasil.
Em primeiro lugar, ficou a americana Simone Biles, que obteve a nota de 15.300. A americana Jade Carey garantiu o terceiro lugar e ganhou a medalha de bronze com uma nota de 14.466. As três atletas, agora consideradas as melhores do mundo, subiram ao pódio para a premiação e foram ovacionadas pelo público presente.
Rebeca Andrade apostou em saltos que havia realizado nas Olimpíadas de Tóquio
A atleta Simone Biles fez sua prova antes de Rebeca Andrade. A ginasta americana escolheu realizar o salto que leva seu nome: Biles II. Essa manobra é considerada uma das mais difíceis da ginástica e, até hoje, só ela consegue realizá-la. A atleta executou o salto com perfeição e obteve uma ótima nota. Em seguida, ela executou o Cheng e obteve uma boa nota, que a colocou em primeiro lugar na disputa. No total, a americana obteve a nota de 15.300.
REBECA ANDRADE GARANTIDO MEDALHA PARA O BRASIL NO SALTO!!! 🇧🇷
os saltos lindos da Rebeca, que com certeza resultarão em medalha… orgulho do Brasil essa menina!! 💚💛💙🤍 #GinasticaArtistica #ArtisticGymnastics #OlimpiadasParís2024 #Paris2024 pic.twitter.com/NwqbNsdcYj— gabriel cards 🇧🇷 (@gabrielcards_) August 3, 2024
Rebeca Andrade foi uma das últimas a realizar o salto. Ela decidiu fazer o Cheng, mesma manobra escolhida por Simone, e conseguiu uma nota maior que a americana. Logo depois, ela decidiu repetir o salto que lhe garantiu o ouro nas Olimpíadas de Tóquio, Yurchenko com dupla pirueta e meia. Apesar de ter executado o salto de forma impecável, ele tinha uma nota de menor dificuldade do que o Biles II e, por isso, não conseguiu ultrapassar a americana.
Rebeca Andrade desistiu de realizar um salto inédito nas Olimpíadas
Todos estavam na expectativa de que a brasileira realizasse seu salto inédito, registrado por ela junto à Federação Internacional de Ginástica. Caso ela tivesse executado a manobra corretamente, ela levaria seu nome. O salto tratava-se de uma pirueta Yurchenko Tripla, algo nunca feito por nenhuma atleta. Ao que tudo indica, Rebeca não quis arriscar e executou algo que já estava treinando há muitos anos.
Reação da Simone Biles ao 2° salto da Rebeca Andrade.
Rebeca conquista sua 5° medalha em Olimpíadas.
O Flamengo é sinistro demais na ginástica, TE AMAMOS REBECA ANDRADE! 😍❤️🖤 pic.twitter.com/px1hUQZ9HT
— Gabi (@Gabigol_ofic) August 3, 2024
Mesmo tendo ficado em segundo lugar, Rebeca Andrade recebeu muitas mensagens de apoio do povo brasileiro. Nas redes sociais, o vídeo de seus saltos repercutiu e os internautas comemoraram mais uma medalha da ginasta.