Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, surgiu a especulação de que Rebeca Andrade arriscaria o inédito Triplo Twist Yurchenko (TTY), nunca executado em competições oficiais. Após a final do salto, a ginasta confirmou a informação e declarou que treinou bastante para que tivesse sucesso.
Porém, a atleta desistiu de tentar realizar o TTY em Paris. Ainda assim, a brasileira conquistou a medalha de prata na categoria, atrás somente de Simone Biles. Em Tóquio 2020, Rebeca conseguiu faturar o ouro no salto.
Entenda o motivo pelo qual Rebeca Andrade não realizou salto inédito
Francisco Porath Neto, treinador da seleção brasileira de ginástica artística, contou ao UOL que as condições da mesa do salto nas Olimpíadas impactaram na decisão. O técnico explicou que as pessoas passam mel e magnésio para dar aderência, mas que depois são formadas crostas.
“Com medo de escorregar, fazem aquilo, mas quando seca, fica uma crosta. E os dias de competição vão indo e não vai dando tanta segurança”, revelou. Ele ainda expôs que o técnico de Simone Biles tentou, antes da final do salto, tirar os resquícios presentes na mesa.
Rebeca se manifesta após não executar Triplo Twist Yurchenko
Rebeca Andrade também deu sua versão, em entrevista concedida ao Sportv, da Globo. Ela se disse orgulhosa por ter levado a medalha de prata e alegou que, embora tenha treinado, não se sentiu confiante para executar o Triplo Twist Yurchenko. Contudo, a esportista não descartou a possibilidade de realizar o salto no futuro. Vale destacar que, até o momento, a brasileira já subiu ao pódio três vezes em Paris.