Kika do Aglomerado da Serra é a vice escolhida pelo pré-candidato Carlos Viana para disputar a corrida eleitoral para a prefeitura de BH

Mulher preta, favelada e nascida e criada no Aglomerado da Serra pode ser a primeira vice prefeita da capital.

PUBLICIDADE

Pré-candidato, Carlos Viana (Podemos) anuncia Kika da Serra (Podemos) como sua vice candidata na coligação Mãos à Obra. Kika da Serra é líder comunitária, promotora popular e produtora cultural, a vice do Podemos atua diariamente em becos e vielas de Belo Horizonte ouvindo e dando voz à população mais carente. São quase 150 mil pessoas do Aglomerado da Serra e outras regiões da capital mineira, que tem como referência o trabalho e o desenvolvimento dessas comunidades feito por Cristiane Pereira há mais de 18 anos.

Essa composição vem somar a chapa composta pelo Podemos, DC, PMN, PRTB, dando um olhar cada vez mais cuidadoso para público feminino e moradores de comunidades, além de aumentar o número de mulheres representantes na política. “Estou muito confiante neste projeto de uma BH que terá um olhar de igualdade para todos. Sempre trabalhei nas favelas tentando melhorias para o nosso povo. Com esse compromisso firmado com o pré-candidato Carlos Viana, tenho certeza que conseguiremos grandes vitórias para nossas vilas e favelas de Belo Horizonte”, disse Kika da Serra.

Para o pré-candidato Carlos Viana essa proposta representa uma alternativa interessante, sugerida por Fred Aisc (DC), que é embaixador da Central Única de Favelas (Cufa). Para Viana, a entrada de Kika na chapa é mais que um feito pessoal é também um novo marco para história de BH e das vilas e favelas da capital, que poderá ter na vice prefeitura uma mulher, preta, favelada e com total conhecimento de todas as necessidades dessas comunidades. “Tanto a cidade quanto a coligação Mãos à Obra só tem a ganhar com a vinda da Kika. Fred Aisc é uma pessoa que transita desde vilas e favelas ao empresariado assume a coordenação geral da chapa que até então é a mais representativa em número de vereadores”, afirmou Viana.

Fred Aisc afirmou que “abri mão que como embaixador da Cufa, meu compromisso é com as pessoas que se sentem invisíveis pelo poder público, a minha vaidade é de saber que BH terá a primeira mulher preta e favelada como vice-prefeita da capital. Tanto comigo ou com Kika, a favela venceu”, comemorou Fred.

Segundo a presidente nacional Renata Abreu, “o Podemos e um partido sério e nacionalmente entende que a candidatura do senador Viana é a mais competitiva dentre nossos candidatos no Brasil. Viana trouxe três senadores junto com ele para bancada do Partido no Senado e tem toda condição de governar Belo Horizonte”, disse Abreu.

O partido agora vai trocar o nome da indicação por meio de um processo jurídico ato que é simples e legal, tendo até o dia 15 de agosto para fazê-lo segundo a lei.

Nascida e criada no Aglomerado da Serra, Kika tem 47 anos e é mãe de seis filhos. A líder comunitária se tornou protagonista na pauta social e cultural em Belo Horizonte. “Tudo que aprendi foi nas ruas, que eu costumo chamar de Universidade da vida”, concluiu Kika.