A queda de um avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9/8) provocou uma onda de comoção e preocupação pelo Brasil em torno do acidente que matou 61 pessoas entre tripulantes e passageiros. Atletas, professores, pais e mães de famílias. As vítimas tiveram seus rostos divulgados ainda no começo da noite e as autoridades locais estão mobilizadas em acelerar os trabalhos no local do acidente.
O avião caiu na casa de um morador de Vinhedo. Ninguém que mora na residência se machucou. Com a necessidade de dar respostas sobre o que aconteceu com a aeronave, a Agência Nacional de Aviação (Anac) já se pronunciou sobre o status de regularidade do avião da companhia aérea Voepass, a antiga Passaredo.
Anac confirma se avião e tripulação estavam regular
De acordo com o site Estado de Minas, a Anac disse que a aeronave ATR-72, operada pela Voepass, se encontrava em condição de regularidade para operar. Apesar do acidente fatal, o bimotor tinha toda a documentação em dia: certificados de matrícula e aeronavegabilidade.
O portal de notícias também informou que a agência atestou a regularidade da tripulação a bordo. Todos estavam devidamente licenciados e com habilitações válidas.
Lula decreta luto oficial
Por meio de nota, a Anac disse que presta solidariedade aos familiares e amigos dos mortos na tragédia em Vinhedo. A agência garantiu que está monitorando toda a prestação de auxílio aos diretamente afetados pelo acidente.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial no Brasil por três dias em respeito às vítimas da tragédia com o avião da Voepass em Vinhedo. Os governos de São Paulo e Paraná também tomaram a mesma atitude.