A jornalista e escritora Daniela Arbex publicou em seus perfis nas redes sociais um vídeo registrado no interior do avião que caiu na cidade de Vinhedo, no interior do estado de São Paulo, mas em outro voo. As imagens mostram os passageiros reclamando do excesso de calor no interior da aeronave, que não dispunha, ao menos naquele momento, de um sistema de ar-condicionado.
Com o vídeo, Daniela Arbex também publicou um longo desabafo em suas redes sociais. A jornalista afirmou que o voo aconteceu na quinta-feira, dia 08 de agosto, um dia antes da tragédia do voo Voepass 2283, e reclamou das condições às quais os passageiros foram submetidos.
Jornalista que esteve no avião que caiu em voo anterior reclama de condições precárias
A jornalista afirmou que vários passageiros passaram mal durante o voo devido ao excesso de calor. Um deles, segundo ela, chegou a tirar a própria camisa. Outro, que estava em uma poltrona à frente da sua, passou mal com o calor excessivo.
“Gente, por incrível que pareça, ontem eu voei pela terceira vez em um avião da Voepass. Filmei as pessoas passando mal durante o voo por causa do calor que fazia dentro da aeronave sem ar-condicionado. Foi terrível. Um passageiro chegou a tirar a camisa. Outro, que estava em uma poltrona à minha frente, sentia muita dor de cabeça. As pessoas se abanavam procurando ar”, afirmou.
Voo Voepass 2283 pousaria em Guarulhos
A aeronave saiu da cidade de Cascavel, no estado do Paraná, no fim da manhã desta sexta-feira, dia 09 de agosto. O destino seria o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Dados do voo mostram que a aeronave realizou uma curva abrupta e despencou do céu, perdendo cerca de 4.000 metros de altitude no intervalo de apenas um minuto.
Extraoficialmente, as principais suspeitas na visão de especialistas em segurança de voo são de que o avião tenha sofrido o congelamento das asas. Nessas condições, a aeronave perderia sustentação e não teria condições para a retomada de seu controle em razão da baixa altitude em que estava.