O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou em entrevista coletiva que a caixa-preta do avião que caiu em Vinhedo (SP) foi localizada. A aeronave caiu em área residencial na tarde desta sexta-feira (9).
O acidente, que envolveu um ATR-72 500 operado pela Voepass, resultou em 61 vítimas fatais, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes. As vítimas foram identificadas de acordo com a lista oficial de passageiros. Agora, começa o trabalho para identificar todos os corpos e descobrir quem é quem.
Caixa Preta encontrada
Derrite afirmou que a caixa-preta, que contém informações cruciais sobre o voo, parece estar em boas condições, o que pode ajudar a esclarecer as causas da tragédia. “Aparentemente preservado”, disse o secretário do governo do estado de São Paulo.
Um inquérito foi instaurado para investigar o acidente, com a participação do Cenipa, órgão ligado à Aeronáutica, e da Polícia Federal. Além disso, equipes foram designadas para trabalhar na identificação das vítimas. Derrite explicou que, com base na lista de passageiros e nos dados disponíveis, as equipes realizarão perícias comparativas no local do acidente.
Caixa Preta é fundamental na investigação
A localização da Caixa Preta, com a gravação das últimas conversas entre os pilotos da aeronave e a torre de controle, entre outras informações, é fundamental para que a investigação aponte o que aconteceu com o avião que caiu em parafuso, de barriga para baixo, sobre um condomínio da cidade de Vinhedo.