Tribunal toma medalha de bronze da americana Jordan Chiles e a entrega para ginasta da Romênia

O Tribunal Arbitral do Esporte anulou a revisão da nota de Jordan Chiles, uma vez que o recurso foi intempestivo.

PUBLICIDADE

Uma reviravolta registrada nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, mexeu no pódio do solo da ginástica artística. A Federação da Romênia apresentou um recurso contra o resultado, o qual foi admitido, levando a atleta Ana Maria Barbosu ao terceiro lugar. Consequentemente, a medalha de bronze que havia sido conquistada pela ginasta americana Jordan Chiles foi perdida.

De acordo com informações publicadas pelo jornal Euronews, o Tribunal Arbitral do Esporte reconheceu que a equipe dos Estados Unidos apresentou o recurso contra o resultado da nota de Jordan Chiles com um minuto de atraso. Por isso, a revisão não é válida. Consequentemente, a ginasta voltou para a pontuação inicialmente conferida, levando-a a perder a terceira colocação.

Pódio do solo da ginástica artística sofre alteração

A transmissão dos Jogos Olímpicos mostrava Ana Maria Barbosu comemorando a medalha de bronze, quando houve a informação da admissão do recurso da equipe estadunidense, que elevou a nota de Jordan Chiles a um valor capaz de dar-lhe a terceira colocação. Contudo, na ginástica artística, as equipes têm um prazo de tempo bem curto para apresentar esse recurso ainda durante a disputa que, se ultrapassado, leva ao indeferimento automático do pedido. É o que o Tribunal Arbitral do Esporte reconheceu ter acontecido.

Com a decisão, Ana Maria Barbosu ascendeu ao terceiro lugar e terá a medalha de bronze. A nota de Jordan Chiles passa a ser a mesma da primeira atribuição, levando-a a cair para a quinta posição. Consequentemente, Sabrina Voinea, também da Romênia, subiu para o quarto lugar.

Jordan Chiles publica desabafo nas redes sociais

Após a divulgação da decisão, Jordan Chiles publicou um desabafo nas redes sociais. A atleta afirmou que daria um tempo na interação online em prol da manutenção de sua saúde mental, dizendo contar com a compreensão dos seus fãs e seguidores.