A ginasta Jordan Chiles, dos Estados Unidos, terá que devolver a medalha de bronze que recebeu nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, em 2024. O Tribunal Arbitral do Esporte acatou um pedido formulado pela Federação da Romênia para a anulação da revisão da nota da atleta estadunidense no solo da ginástica artística.
Quando um atleta recebe sua nota, a equipe tem um curto intervalo de tempo para formular um pedido de recurso instantâneo. A Federação da Romênia argumentou que o recurso formulado pelos Estados Unidos no solo da ginástica artística foi apresentado fora do prazo, razão pela qual a nota de Jordan Chiles não poderia ter sido revisada. Desta revisão, vale lembrar, a americana saltou da quinta colocação para a terceira, ficando assim com a medalha de bronze e empurrando a atleta romena Ana Maria Barbosu para o quarto lugar.
Americana terá que devolver medalha de bronze para romena
O Tribunal Arbitral do Esporte julgou procedente o pedido apresentado pela Federação da Romênia. Por isso, a revisão da nota de Jordan Chiles foi anulada, passando a valer a primeira pontuação que ela recebeu. Consequentemente, a estadunidense caiu para o quinto lugar. Ana Maria Barbosu subiu para a terceira colocação, ficando com a medalha de bronze, enquanto sua compatriota romena, Sabrina Voinea, saltou de quinto para o quarto lugar.
Essa foi a reação de Jordan Chiles ao descobrir decisão do Tribunal Arbitral do Esporte
Jordan Chiles reagiu diante da decisão tomada pelo Tribunal Arbitral do Esporte. Neste sábado, dia 10 de agosto, a ginasta estadunidense fez dois posts pela função Stories do Instagram expressando sua indignação.
Além de publicar emojis com corações partidos, Jordan Chiles disse que dará um tempo das redes sociais em prol de sua saúde mental. “Estou aproveitando esse tempo e me retirando das redes sociais para minha saúde mental, obrigado”, escreveu a ginasta.