A VoePass Linhas Aéreas confirmou que um cachorro estava entre os passageiros da aeronave da companhia que caiu em Vinhedo (SP). O corpo do animal foi localizado nos destroços do avião durante a tarde de sábado (10), enquanto peritos trabalhavam na retirada dos corpos das vítimas da tragédia.
A cadela, que não tinha raça definida, pertencia a uma família venezuelana que estava a caminho do Aeroporto de Guarulhos para pegar outro voo com destino a Caracas.
Animal quase não embarcou no voo
A cachorrinha tinha apenas seis meses de idade e se chamava Luna. Uma operação especial teve que ser organizada para que ela pudesse embarcar no avião com sua família.
Diversas entidades colaboraram para atualizar as vacinas da cachorra e emitir o atestado necessário para que a viagem fosse possível, seguindo as diretrizes estabelecidas para que os animais possam viajar em um avião. Joslan Perez, Josgleidys Gonzalez e Maria Parra, que estavam responsáveis pelo animal, também estão entre as 62 vítimas do acidente. O acidente aconteceu no início da tarde da última sexta-feira (9).
Piloto se preparava para pousar
A empresa VoePass é uma das companhias aéreas mais antigas do Brasil e tem sede em Ribeirão Preto (SP). A aeronave fazia um voo do Paraná para Guarulhos. A queda do avião aconteceu minutos antes de o piloto começar a se preparar para pousar. As causas do desastre estão sendo investigadas pelo Cenipa.
O acidente já é considerado uma das maiores tragédias aéreas no Brasil, esse foi o maior acidente envolvendo um avião comercial no Brasil desde 2007, quando uma aeronave da TAM perdeu o freio e colidiu com um edifício da própria companhia ao tentar pousar no Aeroporto de Congonhas (SP), resultando na morte de 199 pessoas.