Além das indenizações que a Voepass deverá pagar aos familiares das vítimas do acidente aéreo ocorrido em Vinhedo (SP), os parentes das vítimas também terão direito ao chamado seguro RETA. A sigla significa Seguro de Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo.
Este seguro é obrigatório para todas as aeronaves comerciais no Brasil e funciona de maneira semelhante ao DPVAT, que é voltado para a proteção das vítimas de acidentes de trânsito. Todas as famílias das vítimas do acidente vão receber o valor.
Valor máximo do RETA
O RETA prevê um valor máximo de até R$ 103 mil por pessoa. Este montante cobre os danos causados pelo acidente aéreo. Além do RETA, existem outras formas de compensação que podem ser reivindicadas, incluindo indenizações por danos morais e materiais.
Esses tipos de danos são, geralmente, cobertos por outras apólices de seguros contratados pela empresa aérea. O voo 2283 da Voepass, que caiu na região de Campinas (SP), resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, marcando o desastre como um dos mais trágicos da aviação recente no Brasil. Em meio à dor e à perda, os familiares das vítimas buscam justiça e o cumprimento dos direitos que lhes são devidos.
Procurador se encontra com familiares
Na segunda-feira (12), o procurador-geral da Justiça de São Paulo se reuniu com os familiares das vítimas para discutir o andamento dos processos e as compensações financeiras. Durante a reunião, foi informado que os valores dos seguros ainda estão sendo definidos, mas que os familiares serão amparados tanto pelo RETA quanto por outros mecanismos de indenização previstos em lei.