Na última sexta-feira (9), a queda de uma aeronave da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo, deixou o Brasil em choque após a confirmação do falecimento de 62 pessoas entre passageiros e tripulantes da aeronave. Desde então, a perícia entrou em cena para descobrir o que teria causado a queda do ATR-72 e as investigações para descobrir o conteúdo gravado pelas caixas-pretas se tornaram cruciais para solucionar o caso.
Nesta quarta-feira (14), o Jornal Nacional exibiu uma matéria com exclusividade na TV Globo e revelou ao público em primeira mão o que foi gravado pelas caixas-pretas do avião da Voepass. Segundo informou Renata Vasconcellos, gritos e um estrondo foram os últimos registros feitos pelos dispositivos, que seguem sendo analisados pela perícia.
JN divulga o que caixas-pretas do avião da Voepass gravaram
Antes de colidir com o solo no quintal de uma residência em um condomínio em Vinhedo (SP), o avião da Voepass registrou, por meio das caixas-pretas, falas dos pilotos e um pedido do copiloto para dar potência à aeronave. Além disso, gritos e um estrondo foram gravados pelos dispositivos, encerrando o conteúdo extraído pela perícia.
Segundo informou a TV Globo, cerca de 2 horas de conversa na cabine do piloto foram gravadas pelas caixas-pretas e indicaram que a aeronave sofreu uma perda repentina de altitude antes de cair. Ao perceber a anormalidade no voo, o copiloto anunciou uma medida para tentar estabilizar a aeronave, mas a queda foi inevitável. Cerca de um minuto após, o avião se chocou com o solo, quando os dispositivos registraram gritos e um estrondo.
🚨AGORA: O Jornal Nacional teve acesso ao conteúdo do gravador de voz da cabine do avião que caiu em Vinhedo.
Segundo a reportagem, durante a queda, o co-piloto perguntou ao piloto o que estava acontecendo. Gritos finalizam a gravação das caixas-pretas. https://t.co/B2T8g7dvoH
— CHOQUEI (@choquei) August 14, 2024
Homem teria visto passageiro com vida após a queda do avião
Além de revelar o conteúdo registrado pelas caixas-pretas do avião da Voepass, a Globo também conversou com testemunhas que teriam estado no local da tragédia logo após a aeronave cair em Vinhedo. Segundo relatou um homem entrevistado pelo Profissão Repórter, um rapaz pediu ajuda em meio aos destroços do ATR-72. “Tava pedindo socorro”, declarou ele.