Caixa-preta do voo 2283: copiloto fez pergunta a piloto pouco antes de queda de avião da Voepass

Registros da caixa-preta foram divulgados pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

PUBLICIDADE

A análise inicial das gravações da caixa-preta do voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP), revela que o copiloto fez uma pergunta crucial ao piloto momentos antes do impacto. Detalhes foram divulgados pelo Jornal Nacional desta quarta-feira (14).

Segundo fontes ligadas à investigação, a comunicação entre os dois membros da tripulação indicava uma situação de alta tensão enquanto o avião perdia altitude rapidamente.

Pergunta do copiloto para o piloto

Humberto de Campos Alencar e Silva era o copiloto da aeronave que caiu no interior de São Paulo, na sexta-feira (9). Ao perceber que o avião perdia sustentação, o copiloto perguntou ao piloto Danilo Santos Romano o que estava acontecendo. 

Humberto também afirmou que era preciso dar potência ao avião, mas isso não foi possível. Os dados das caixas-pretas, que incluem registros de áudio e parâmetros técnicos, são fundamentais para reconstruir os momentos finais do voo.

Registro da caixa-preta

O Jornal Nacional informou que ouviu investigadores. Segundo as fontes do telejornal da Globo, o ruído excessivo das hélices, características do modelo ATR 72-500, dificultaram o entendimento do que era conversado na cabine do avião da Voepass. Apesar da dificuldade, os investigadores esperam que a análise detalhada das caixas-pretas possa esclarecer o que aconteceu nos segundos finais antes do acidente. A falta de alertas característicos, como falha no motor ou fogo a bordo, torna o caso ainda mais complexo e exige uma investigação minuciosa para identificar a cadeia de eventos que levou à tragédia.