As gravações da caixa-preta do voo 2283 da Voepass revelam momentos de desespero e tentativas da tripulação de evitar a queda do avião, que ocorreu em Vinhedo (SP). As informações foram divulgadas pelo Jornal Nacional, exibido pela TV Globo na noite desta quarta-feira (14).
Segundo investigadores ouvidos pelo telejornal da Globo, a tripulação passou cerca de um minuto tentando reagir à perda de altitude. O copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntou ao piloto o que estava acontecendo e recomendou que fosse dada potência ao avião para estabilizá-lo.
Gravador de voz registra gritos na cabine
O áudio recuperado da caixa-preta registra, nos segundos finais, gritos vindos da cabine, indicando o possível pânico generalizado a bordo. As investigações indicam que, apesar dos esforços da tripulação, a situação se deteriorou rapidamente, deixando pouco ou nenhum tempo para uma resposta eficaz.
O ATR 72-500, modelo do avião envolvido no acidente, tem características que complicaram o trabalho dos investigadores que ouviram o áudio do gravador de voz. As hélices são próximas da cabine e isso gera grande ruído.
Sons de alerta
O avião tem vários sons de alerta que são acionados em determinadas situações. Em casos de perda de sustenção, por exemplo, uma voz metálica informa a situação com um sonoro “stall” ou “estol”. No caso do voo 2283, os investigadores não identificaram sons de alertas comuns, como indicações de falhas técnicas ou presença de fogo, o que adiciona mais mistério ao caso.