Jornal Nacional expõe supostos áudios de cabine de avião e Cenipa vem a público desmentir informação; nota

Nota foi divulgada após o noticiário dar detalhes sobre supostas gravações.

PUBLICIDADE

Na noite da última quarta-feira (14/08), o Jornal Nacional exibiu uma matéria sobre o acidente com o avião da Voepass, registrado na semana passada em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, que era administrada pela Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, havia partido de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP).

Na matéria, de ontem, o Jornal Nacional declarou ter obtido com exclusividade áudios da cabine do voo 2283 do dia em que a aeronave caiu. Contudo, a Cenipa negou que essas informações tivessem sido repassadas à mídia.

Jornal Nacional informou sobre gritos e tentativa de estabilização do avião

Conforme informado pelo Jornal Nacional na matéria de ontem, os áudios da cabine de voo teriam gravado uma conversa do copiloto com o piloto, Danilo Santos Romano. Os dois, assim como o restante dos que estavam a bordo, morreram na tragédia.

Humberto de Campos Alencar e Silva teria perguntado ao colega o que estava acontecendo ao perceber a queda de altitude. Além disso, o JN ainda declarou que o houve gritos dentro da cabine antes do estrondo do avião em colisão com o solo.

Cenipa nega

Nesta quinta-feira (15/08), a Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – emitiu uma nota envolvendo a reportagem do Jornal Nacional. O órgão negou que veículos de imprensa tivessem tido acesso aos dados das caixas-pretas.

Nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP)“, diz a nota. O órgão ainda frisou seguir todos os protocolos estabelecidos pela lei.