Surto de nova doença: varíola do macaco, a mpox, faz OMS declarar emergência mundial

Vários países estão em alerta por causa da doença e o número de infectados não para de aumentar.

PUBLICIDADE

A OMS – Organização Mundial de Saúde, declarou nesta última quarta-feira (14), que a mpox, ou varíola do macaco, se trata da nova emergência mundial de saúde pública. “Hoje o comitê de emergência se reuniu e me comunicou que, na sua opinião, a situação constitui uma emergência de saúde pública de alcance internacional“, disse Tedros Adhanom, diretor-geral do órgão.

Em recente coletiva de imprensa, Tedros declarou que todos deveriam estar preocupados com a situação do mundo por causa da mpox. Para os membros do comitê, já foram cumpridos todos os critérios para que fosse declarada uma emergência internacional.

Em 2022, por causa de um surto de varíola do macaco em vários países, a OMS tomou uma decisão parecida com esta de agora. Na época foi uma cepa conhecida como clade IIb que causou o problema.

Vírus está mais perigoso

Só que desta vez a epidemia seria diferente, pois o vírus se tornou mais contagioso e muito mais perigoso, pois a taxa de mortalidade chega a 3,6%. A agência sanitária da União Africana já decretou alerta máximo devido à crescente epidemia de mpox.

Vários países africanos já registraram mais de 38 mil casos desde o início de 2022. Desse total de diagnosticados, 1.456 pacientes vieram a óbito e as autoridades temem que a situação piore nos próximos meses.

Casos confirmados continuam aumentando

Esse ano foi registrado um aumento de casos de 160%, se comparado com 2023. Os dados foram divulgados pelo África CDC e mostra como o problema vem se agravando.

A mpox, conhecida popularmente como varíola do macaco, já se propagou do animal para as pessoas. Agora, a transmissão pode ser feito quando o indivíduo infectado tem contato com alguém.