Uma aeronave caiu no mar durante uma apresentação comemorativa nesta sexta-feira (16/08) e deixou uma pessoa morta. A celebração era referente ao 80º aniversário do desembarque das forças aliadas em Provença, sul da França, no Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo as informações divulgadas nesta tarde pela agência de notícias Reuters, a aeronave era um jato Fouga Magister. O piloto que estava no avião sobrevoava Lavandou, no sul do país, quando caiu bruscamente no Mar Mediterrâneo. Registros compartilhados nas redes sociais mostram o momento da queda do avião na água.
Avião cai no mar durante comemoração e piloto morre
Segundo informado à Reuters por uma autoridade local, o corpo do piloto foi recuperado. Até o encerramento desta notícia, a identidade da vítima ainda não havia sido divulgada pela imprensa francesa. A Força Aérea Francesa emitiu um comunicado após a tragédia lamentando o ocorrido.
Um avião caiu no Mar Mediterrâneo durante uma apresentação aérea na França, nesta sexta-feira (16). A aeronave transportava apenas o piloto, que morreu. O avião que caiu é um jato Fouga Magister. Segundo as autoridades, a aeronave estava se apresentando em um evento para a… pic.twitter.com/YvTfy33ija
— Blog do Márcio Rangel (@blogdomr) August 16, 2024
“Os pilotos e toda a comunidade da Força Aérea gostariam de expressar a sua solidariedade neste momento difícil”, diz a nota oficial. Novos detalhes sobre a tragédia podem ser divulgados a qualquer momento mediante apuração das autoridades competentes.
Causa do acidente será investigada
Por enquanto, não há informações sobre o que teria levado a aeronave a cair no mar. Foi iniciado um inquérito pelas autoridades locais para apurar a causa do acidente, que foi registrado apenas dois dias após outros dois aviões colidirem no leste francês. Na ocasião, foram confirmadas duas mortes de militares.