Mulher perde a vida ao engasgar com carne no dia de seu aniversário e filha desabafa: ‘tentando se conformar’

Luciana estava comemorando 50 anos de vida quando engasgou com a carne e não resistiu.

PUBLICIDADE

Uma tragédia marcou a celebração do 50º aniversário de Luciana Henriete de Barros Ribeiro, uma artesã de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Enquanto comemorava com amigos em um churrasco, Luciana se engasgou com um pedaço de carne, o que levou a um quadro crítico de cinco paradas cardiorrespiratórias.

Apesar dos esforços, ela não resistiu e faleceu na terça-feira (28), após ter sido internada na UTI do Hospital Regional Jorge Rossmann. O evento, que era para ser uma celebração da vida, foi transformado em uma despedida.

Filha desabafa

Segundo Caroline Banjai Fernandes, amiga e filha de coração de Luciana havia 20 anos, a aniversariante fez questão de preparar pratos especiais para cada convidado, como se quisesse presentear cada um deles antes de sua partida.

Caroline, que considerava Luciana como uma mãe de coração e relatou o quanto todos estavam felizes até o momento em que Luciana se engasgou. Após o incidente, todos os presentes na festa tentaram, sem sucesso, desengasgar Luciana. “Às vezes, a gente acaba tentando se conformar pensando que, se fosse para ter sequela, talvez tenha sido melhor assim”, disse Caroline ao g1.

Luciana foi socorrida, mas morreu

O Samu foi chamado e a equipe conseguiu retirar o pedaço de carne que obstruía as vias aéreas da artesã e reanimá-la em casa, mas Luciana sofreu uma nova parada cardíaca dentro da ambulância, exigindo novos esforços dos socorristas para reanimá-la. Luciana foi então encaminhada à UPA, onde sofreu mais uma parada cardíaca. Apesar de todos os esforços, seu quadro de saúde continuou crítico. No dia seguinte, a artesã foi transferida para a UTI do Hospital Regional Jorge Rossmann, onde os médicos monitoraram sua condição com a esperança de que ela pudesse se recuperar, mas seu estado se deteriorou rapidamente e ela não resistiu.