Após dias de calor intenso, as regiões Sul e Sudeste devem sentir um leve refresco nesta sexta-feira (6), com a chegada de uma frente fria, segundo meteorologistas. Fábio Luengo, da Climatempo, afirmou em entrevista ao g1 que a passagem dessa massa de ar mais fria reduzirá momentaneamente as temperaturas, mas o efeito será breve.
Ainda que as temperaturas sejam afetadas pela frente fria, um bloqueio atmosférico impedirá que ela avance para outras partes do Brasil. Esse fenômeno, caracterizado por sistemas de alta pressão, manterá as temperaturas elevadas no país. Além disso, também dificultará a formação de nuvens de chuva, agravando o calor em várias regiões.
Queda de temperatura nesta sexta-feira (6)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o declínio de temperatura no fim de semana será mais perceptível no Sul, com alguns locais podendo registrar até 3°C, especialmente no sul do Rio Grande do Sul e a na divisa do estado com Santa Catarina.
Em Porto Alegre, a máxima não deve passar de 21°C, enquanto em São Paulo e no Rio de Janeiro, espera-se algo em torno de 23°C. A partir de sábado (7), no entanto, o calor voltará a predominar, e a próxima semana deverá trazer novas ondas de calor para grande parte do país, conforme informado pelo Inmet.
Temperatura elevada no fim de semana
No sábado (7), Cuiabá registrará 42°C. Campo Grande, Goiânia e Boa Vista ficarão na casa dos 36°C. Em São Paulo e Vitória os termômetros vão marcar 28°C. Em cidades como Porto Velho (38°C), Manaus (37°C) e Palmas (39°C) as temperaturas também serão elevadas. O Rio de Janeiro vai registrar 30°C. Todas essas são temperaturas máximas.