Mesmo com a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira (6), o cenário de seca e baixa umidade do ar deverá persistir em várias regiões do Brasil. Segundo o Inmet, o centro do país, incluindo o norte de São Paulo e o Distrito Federal, continuará com níveis de umidade entre 20% e 30%.
A umidade tão baixa pode causar desconfortos respiratórios. A situação mais crítica será observada em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e em partes do Nordeste, onde as condições de seca permanecerão severas.
Cuidados especiais em meio à baixa umidade
Sem previsão de chuva significativa, a recomendação é que a população mantenha cuidados, como a ingestão de líquidos, evitar exposição prolongada ao sol e evitar realizar atividades desgastantes nos momentos mais secos do dia.
A falta de chuva é uma consequência direta dos bloqueios atmosféricos, que dificultam a entrada de frentes frias nessas regiões. Segundo meteorologistas, isso deverá manter os níveis de umidade baixos e o calor persistente a partir do fim de semana.
Onda de calor em todo o Brasil
Com a previsão de intensificação da onda de calor na próxima semana, as condições de umidade podem se agravar ainda mais, exigindo cautela da população. Seguir as recomendações dos profissionais de saúde para este período é sempre muito importante. Cidades como Cuiabá e Teresina vão registrar máximas de 42ºC e 39ºC, respectivamente, no sábado (7). No domingo (8), Teresina mantém a temperatura máxima, enquanto em Cuiabá os termômetros devem registrar 41ºC.