Cenipa revela o que piloto e copiloto disseram pouco antes de queda do avião em Vinhedo (SP)

Relatório traz o problema que teria levado ao acidente que matou 62 pessoas em agosto.

PUBLICIDADE

Em agosto deste ano, um avião da Voepass caiu enquanto sobrevoava a cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. Na ocasião, a aeronave transportava 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Todos morreram no acidente que entrou para a história dos mais letais da aviação no Brasil.

Nesta sexta-feira (06/09), o Cenipa, órgão responsável por apurar as causas do acidente, fez a divulgação do primeiro relatório oficial envolvendo a tragédia com o avião da Voepass. Foi confirmada um diálogo importante entre piloto e copiloto.

Relatório oficial revela falha em sistema de avião que caiu em Vinhedo

Conforme apurado com a ajuda da caixa-preta do avião, a tripulação comentou que houve um problema no sistema antigelo logo depois que a aeronave decolou. O Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno falou durante a apresentação do relatório que as declarações foram obtidas através do cockpit (cabine de comando).

O tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, trouxe a mesma informação. A equipe do avião teria comentado entre si falhas no sistema responsável por quebrar o gelo da aeronave.

Conversa entre tripulação foi captada por sistema de comunicação do avião

Danilo Romano era o comandante responsável pelo avião da Voepass que caiu. Paulo Mendes contou que foi captado por meio do sistema de comunicação um diálogo em que o piloto confirmava a existência de uma falha no sistema airframe (antigelo).

A autoridade disse ainda que o copiloto da aeronave informou que havia “bastante gelo”. O mesmo problema teria sido comentado duas vezes em pouco mais de uma hora de voo.