Luto: ex-presidente do Peru falece após enfrentar sérios problemas de saúde e notícia é confirmada pelos filhos

Um médico informou que era grave o estado do ex-presidente, poucas horas antes de seu falecimento.

PUBLICIDADE

Morreu nesta última quarta-feira (11), aos 86 anos, o ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori. Ele governou o país por mais de uma década e sua filha, Keiko, confirmou a triste notícia.

Os quatro filhos de Fujimori divulgaram uma nota informando que o pai enfrentava sérios problemas de saúde. “Após uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori, acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos àqueles que o estimaram que nos acompanhem com uma oração pelo descanso eterno de sua alma“, informou o comunicado.

O velório do ex-presidente terá início no final da manhã desta quinta-feira, dia 12, em Lima. O sepultamento será realizado no dia seguinte, no cemitério Campo Fé, que fica na mesma cidade.

Fujimori enfrentava vários problemas de saúde

Alberto Fujimori chegou a ser preso por crimes contra a humanidade, além de enfrentar acusações de corrupção. Em maio deste ano, ele foi diagnosticado com um tumor maligno na língua e iniciou o tratamento.

Há alguns anos o político havia revelado que estava lutando contra um tumor no pulmão. Fujimori enfrentava outros sérios problemas de saúde, entre eles: artrose lombar, gastrite e hipertensão.

Ex-presidente estava morando com a filha

O médico Alejandro Aguinaga, que vinha acompanhando o ex-presidente peruano, informou horas antes do falecimento ser confirmado que Fujimori lutava pela vida. O profissional da saúde pediu a todos que respeitassem a privacidade da família.

O ex-presidente estava na casa de sua filha, Keiko, onde vinha sendo cuidado por uma equipe médica. Ele morava com a filha desde o final de 2023, quando deixou a prisão.