A influenciadora Virginia Fonseca foi hospitalizada na madrugada de quinta-feira (12) devido a uma crise alérgica conhecida como farmacodermia. O problema surgiu algumas horas após ela ter recebido alta do hospital, após dar à luz José Leonardo, seu terceiro filho. A reação, que afetou a esposa de Zé Felipe, é bastante comum em mulheres que acabaram de passar por um parto e está relacionada aos medicamentos administrados durante o processo.
O Notícias da TV consultou duas dermatologistas para esclarecer as causas dessa condição. A médica Mariana Vilhena Ferreira explicou que essa alergia não é exclusiva de mulheres grávidas.
O que é farmacodermia?
Segundo a profissional, a farmacodermia é uma reação cutânea provocada pelo uso de medicamentos, manifestando-se de várias formas na pele. Essa reação pode variar em intensidade e incluir sintomas como manchas vermelhas, urticária, bolhas ou descamação.
Em mulheres que acabaram de dar à luz, essa condição pode surgir devido ao uso de medicamentos no pós-parto, como antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos. Contudo, a farmacodermia não é exclusiva do período pós-parto, embora o uso de medicamentos nessa fase seja mais frequente.
Tratamento da farmacodermia
A dermatologista Viviane Scarpa acrescenta à explicação da colega e menciona os tipos de tratamento disponíveis para pacientes com o mesmo diagnóstico de Virginia. Conforme a especialista, é necessário interromper o uso da medicação suspeita de causar a alergia. Além disso, podem ser utilizados corticoides orais e/ou tópicos, além de antialérgicos orais. É importante destacar que o tratamento deve ser adaptado às necessidades específicas de cada paciente.