O AVC – Acidente Vascular Cerebral ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se rompem ou entopem. A condição causa a paralisia na região afetada devido à falta da circulação sanguínea. É uma enfermidade que atinge mais os homens, sendo uma das principais causas de óbito, incapacitação e internações no mundo.
Quanto mais rápido for diagnosticado o problema, maiores são as chances de apresentar uma recuperação completa. Portanto, é importante estar atento aos sintomas e buscar atendimento médico imediato. Existem dois tipos de AVC, que acontecem por motivos diferentes.
Tipos de AVC – Acidente Vascular Cerebral
O AVC hemorrágico acontece quando há um rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro. A condição causa hemorragia que pode ocorrer entre a meninge e o cérebro ou dentro do tecido cerebral. Vale ressaltar que esse tipo pode provocar a morte com maior frequência.
O AVC isquêmico acontece quando uma artéria é obstruída. A condição acaba impedindo a passagem de oxigênio na região cerebral. A obstrução pode ser ocasionada por uma embolia ou trombose. Esse é o mais comum representado 85% dos casos de derrame cerebral. Os sintomas podem aparecer de forma repentina e dependendo do local afetado pode apresentar sinais diferentes.
Conheça os principais sintomas de AVC
- Dor de cabeça repentina;
- Falta de força em um lado do corpo, sendo visível na perna ou braço;
- Sobrancelha caída e boca torta;
- Dificuldade na fala;
- Visão alterada (perda parcial ou visão embaçada);
- Sonolência ou até mesmo perda da consciência;
- Confusão mental ou perda de memória;
- Vômitos e náuseas.
Pessoas com maiores chances de AVC são os portadores de diabetes, pressão alta e excesso de peso. Por isso, os indivíduos que fazem parte do grupo de risco precisam consultar o médico regularmente para evitar qualquer tipo de complicação. Se você suspeitar que esta acontecendo um derrame cerebral busque ajuda médica imediatamente.