Uma imagem inédita do submarino Titan, que sofreu uma implosão durante uma expedição ao Titanic no ano passado, foi divulgada nesta segunda-feira (16), no primeiro dia das audiências sobre o incidente. O inquérito conduzido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos ainda não chegou a uma conclusão definitiva.
A foto revelada mostra a cauda do submarino, que foi parcialmente preservada após a implosão, confirmando a morte dos cinco passageiros a bordo, de acordo com a investigação.
Recuperação dos destroços do Titan
A cauda do Titan foi recuperada juntamente com outros fragmentos do submarino em 22 de junho de 2023, apenas quatro dias após o desaparecimento do veículo. A recuperação foi realizada por um veículo operado remotamente pelas equipes de busca.
A divulgação desta imagem marca o início das audiências que estão programadas para se estender até o final da próxima semana, como parte da investigação em curso pela Guarda Costeira americana.
Submarino do Titanic pode ter implodido no fundo do mar
Ao final das audiências, a Guarda Costeira elaborará um relatório detalhado com as conclusões da investigação e apresentará uma série de recomendações ao governo dos EUA. O submarino Titan, pertencente à empresa OceanGate, desapareceu em 18 de junho de 2023, enquanto estava em uma expedição para explorar os destroços do Titanic.
A bordo do Titan estavam o diretor-executivo da OceanGate, Richard Stockton Rush III, um copiloto e três bilionários. Segundo as investigações, o submarino implodiu a aproximadamente 3.350 metros de profundidade devido à pressão extrema da água, resultando na morte de todos os passageiros a bordo.