O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, já emitiu vários alertas de “perigo”. As regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste poderão enfrentar fortes ondas de calor nesta quinta-feira, dia 26.
Enquanto algumas cidades sofrem com as altas temperaturas, outras poderão ter problemas, por causa das tempestades. Em algumas regiões do Brasil, os alertas foram para chuvas intensas no decorrer do dia.
Em Cuiabá a temperatura poderá chegar a 43°C, mas outras capitais também enfrentarão o calor. O alerta de onda de calor é emitido quando há previsão de que a temperatura ficará pelo menos 5°C acima da média por cerca de cinco dias.
Muitos estados sofrerão com a onda de calor nos próximos dias
O alerta de “grande perigo” para a onda de calor foi emitido para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros. As temperaturas deverão ficar pelo menos 5°C acima da média nos próximos dias.
Há também um alerta para baixa umidade em quase todo o país. Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste devem ser as regiões mais afetadas e as atividades físicas ao ar livre deverão ser evitadas.
Sul do país está sofrendo com as tempestades
Para o estado do Rio Grande do Sul, os alertas são de nível amarelo e laranja para tempestades em várias regiões do estado. Alguns municípios devem enfrentar ventos intensos e chuva de granizo.
A previsão para esta primavera é de que o Brasil enfrente temperaturas acima da média histórica. O La Niña poderá impactar não só a saúde pública, como também a agricultura.