Morre um dos homens mais importantes da poesia brasileira; ‘Seu legado é gigantesco’, diz editora

Ao longo de 60 anos de carreira, o escritor ganhou três prêmios Jabuti e um Portugal Telecom.

PUBLICIDADE

Armando Freitas Filho, considerado um dos homens mais importantes quando o assunto é poesia brasileira, perdeu a vida aos 84 anos, nesta quinta-feira (26). De acordo com informações passadas pela editora do escritor, Companhia das Letras, o mesmo teria falecido por complicações de saúde.

Com mais de 60 anos de carreira, Armando começou a escrever poesia na década de 1960. O primeiro livro foi lançado por Freitas Filho em 1963 e a última obra com assinatura do escritor foi lançada em 2016. Ainda este ano, um livro póstumo sobre ele deve ser lançado.

Para celebrar seus 40 anos de carreira, em 2003, Armando Freitas Filho chegou a compartilhar uma seleção de vários poemas escolhidos em toda sua obra. Em 2022, a editora Companhia das Letras lançou uma obra que reúne todos os textos em prosa do ator, que ganhou o título de Só Prosa.

Carreira de sucesso

Armando Freitas Filho nasceu no Rio de Janeiro e morou na Urca. Ao longo de uma carreira de sucesso, o escritor conquistou três prêmios Jabuti, além de um Portugal Telecom.

Em entrevistas, Freitas afirmava que o poeta Carlos Drummond de Andrade foi uma de suas maiores inspirações na carreira.

Companhia das Letras divulga nota sobre morte do escritor

Após a morte de Armando Freitas Filho, a editora do escritor emitiu uma nota oficial para lamentar o falecimento. No comunicado, foi destacado que a poesia de Freitas fala sobre amor, morte, casa e o ofício de escrever. “Seu legado é gigantesco e continua vivo em cada poema seu”, afirmou a nota escrita por Alice Sant’Anna, poeta e editora de Armando na Companhia das Letras.