Candidato a vereador é preso com nota de 200 cruzeiros no bolso

Policiais abordaram o candidato após denúncias de derramamento de santinhos pela cidade na qual concorre a vereador.

PUBLICIDADE

Candidato a vereador pela cidade de Paranaíba, no estado de Mato Grosso do Sul, Francisco Cinquentinha, do PSOL, foi preso suspeito de cometer crime eleitoral. O candidato foi visto espalhando material de campanha, como santinhos, durante a madrugada deste domingo, dia 06 de outubro, quando acontecem as eleições municipais em todo o país.

De acordo com o boletim de ocorrência, Francisco Cinquentinha foi visto espalhando materiais de sua campanha em uma praça na região central da cidade de Paranaíba. Os policiais fizeram a abordagem do candidato e verificaram o interior do automóvel no qual ele estava.

Candidato a vereador preso por suspeita de crime eleitoral tinha 200 cruzeiros

Durante a varredura, os policiais encontraram os santinhos usados como material de campanha. Além disso, o candidato a vereador tinha R$ 454 em dinheiro e uma nota de 200 cruzeiros, moeda outrora circulante no Brasil, e que, desde meados da década de 1990, foi substituída pelo real.

Candidato a vereador recebe voz de prisão

O candidato a vereador recebeu voz de prisão e foi levado até uma delegacia de polícia da cidade de Paranaíba. O delegado plantonista determinou sua prisão em flagrante em razão dos supostos crimes eleitorais que teria cometido.

Vale lembrar que espalhar materiais de campanha, como santinhos, pelas ruas na véspera e no dia das eleições constitui crime eleitoral. Tanto o responsável pela distribuição quanto o próprio candidato inscrito no material podem sofrer consequências e responsabilizações na esfera penal.