Um piloto de 59 anos faleceu nesta quarta-feira, dia 09 de outubro, durante um voo que ligava a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, até Istambul, na Turquia. İlçehin Pehlivan, que era piloto da Turkish Airlines, passou mal a bordo de uma aeronave Airbus A350. Devido à emergência médica, a tripulação fez um pouso de emergência na cidade de Nova Iorque, mas não houve tempo de resgate, pois o piloto já estava sem vida.
A equipe de voo, composta pelo co-piloto e um piloto reserva, assumiu o controle da aeronave, enquanto a tripulação tentou socorrer Pehlivan, realizando manobras de ressuscitação. Contudo, essas tentativas não tiveram êxito, e o óbito foi constatado ainda dentro do avião, antes do pouso no Aeroporto John F. Kennedy, às 6h00 pelo horário local.
“A primeira intervenção médica ao nosso comandante no avião foi ineficaz, a tripulação do cockpit, composta por um comandante e um copiloto, acabou por decidir fazer uma aterragem de emergência, mas o nosso comandante perdeu a vida antes da aterragem”, diz uma publicação nas redes sociais.
Piloto que faleceu durante voo tinha exames médicos em dia
De acordo com as informações divulgadas pela própria companhia aérea em suas redes sociais, o piloto desmaiou em determinado momento do voo. A Turkish Airlines ressaltou que İlçehin Pehlivan estava com todos os seus exames médicos em dia, sendo que o último foi realizado em 8 de março deste ano. Conhecido por sua experiência e profissionalismo, o piloto era considerado muito competente na função.
Companhia aérea prestou condolências aos familiares do piloto
A companhia lamentou profundamente a fatalidade e prestou solidariedade aos familiares e amigos da vítima. As causas do óbito ainda não foram esclarecidas.