Muitas pessoas não se preocupam em fechar a tampa do vaso sanitário no momento de dar descarga. Quando a tampa fica aberta, partículas de água, urina e até fezes podem se espalhar pelo ar, um fenômeno que os especialistas chamam de “efeito de aerossol”.
Essas partículas podem conter bactérias e até vírus, se espalhando por todo o banheiro. Isso faz com que as superfícies sejam contaminadas, assim como as toalhas, escovas de dentes e outros objetos próximos.
O portal Metrópoles conversou com especialistas a respeito desse assunto e citou algumas doenças que podem ser causadas pelo simples fato de dar descarga com a tampa do vaso sanitário aberta. Isso mostra a importância de baixar a tampa antes da descarga.
Salmonella causa diarreia e vômitos
A gastroenterite é uma dessas doenças e ela é causada por bactérias, como a Salmonella. A pessoa contaminada pode sofrer com diarreia, febre e até vômitos, sendo preciso consultar o mais rápido possível.
Também existe o risco de infecção por Clostridium difficile, uma bactéria muito resistente. E justamente por ser resistente, essa bactéria dificilmente é combatida pelos medicamentos tradicionais.
Até o papel higiênico pode ser contaminado
As infecções urinárias também podem ser causadas quando a pessoa dá descarga com a tampa do vaso sanitário aberta. As bactérias podem ficar no papel higiênico e até mesmo nas toalhas que estão no banheiro.
A hepatite A é outra doença que pode ser transmitida por um descuido de quem usa o banheiro. O vírus está presente nas fezes e causa inflamação do fígado, um problema que precisa ser tratado o quanto antes.